terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1º de Dezembro - Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Prefeito municipal de Serro, Guilherme Simões (à direita),
recebendo preservativo e folder das mãos do coordenador das ESF's, Alisson Ribas.

O 1º de dezembro se transformou em dia de luta contra a Aids, nesse dia, é importante reforçar a solidariedade e a compaixão com as pessoas portadoras do vírus HIV.
A Organização Mundial da Saúde passou a escolher grupos sociais atingidos pela Aids e definir estratégias para uma campanha com o objetivo de sensibilizar a opinião pública.
Acampanha este ano aborda o tema: "Viver com AIDS é possível. Com o preconceito não."
O vírus HIV é o causador da Aids e foi descoberto em 1979, pelo Instituto Pasteur, na França. A sigla do vírus está em inglês e significa Vírus da Imunodeficiência Humana.
O vírus da Aids atua como um parasita ao se instalar em um célula e age como um oportunista, baixando a imunidade das pessoas.

Este ano realizamos em nossa cidade a "Parada da Camisinha". Evento onde as pessoas eram abordadas, recebiam orientações e um preservativo.
Todas as unidades de Saúde da Família realizaram a atividade e fizeram a abordagem da população nas ruas, comércio, locais de trabalho. Foram distribuidas mais de 2.880 preservativos.
Também foram confeccionadas faixas, banner, e veiculadas pelas rádios locais frases sobre o tema durante toda a programação do dia.

Lembramos que não é somente neste dia que as ações são realizadas. Existe atendimento constante em todas as unidades de saúde do município.


É Serro na luta contra a AIDS.





Faixa na Secretaria Municipal de Saúde

Funcionárias da Policlínica

Distribuição de preservativos, pelas ACS, no comércio ...

...para caminhoneiros.

As ACS em ação.

2 comentários:

  1. Parabens as EQUIPES de PSF do Serro, o trabalho de vcs está ótimo e a divulgação é a única forma de demostrarmos o que realmente realizamos para previnir doenças. O dia munidial de luta contra a AIDS foi trabalhada a todo vapor. Parabéns pela iniciativa. Alisson, o site ficou ÓTIMO... Abraços...
    Roberta Rocha - Enfermeira Datas/MG

    ResponderExcluir